sequência de email marketing

Sequência de Email marketing efetiva? Saiba como fazer a sua!

O relacionamento é a peça central dos negócios atualmente. Muitas pessoas compram pelo atendimento que recebem, ou compram simplesmente por terem uma empatia com aquela empresa e/ou pessoa que está ofertando aquele produto ou serviço. Quer saber o que uma sequência de email marketing tem a ver com isso?

No mundo do Marketing Digital, o relacionamento através de uma boa sequência de email marketing é imbatível. Boa parte do “dinheiro” está na sua lista, e é lá onde você descobre as reais necessidades e interesse das pessoas que acompanham o seu negócio.

É também na sua lista de E-mails que você “aquece” o seu lead, e é lá onde você trabalha toda a sua estratégia de conteúdo e copywriting.

Sendo assim, uma sequência de email marketing efetiva é fundamental para o sucesso da sua estratégia, e sabendo dessa importância, hoje nós vamos ajudar você a finalmente descobrir como fazer a sua sequência de email marketing!

email marketing

1.Foque no Conteúdo!

O conteúdo dos seus e-mails é fundamental. Em uma sequência de e-mails efetiva raramente é mencionado em um primeiro momento, sobre a venda de um produto.

Em um primeiro contato é importante chamar a atenção do seu cliente e em seguida começar a abordar algumas questões importante e que ele provavelmente tem dúvidas em relação ao seu negócio ou em relação ao problema ( ou “dor” ) que ele está passando.

Com essa abordagem, é bem provável que os seus e-mails sejam abertos com frequência, e dessa forma, é bem provável que os seu lead se sinta cada vez mais atraído pelo sua solução ou produto oferecido.

Afinal de contas, ninguém gosta de receber um e-mail que apresenta apenas um botão de “compre aqui”, não é verdade?

 

2.O Copywriting é fundamental!

Copywriting ainda é um termo que no Brasil, é mal entendido e pouco explicado. De maneira geral, copywriting é uma redação voltada para vendas. É um texto persuasivo que tem como objetivo fazer com que uma pessoa tome uma ação específica – seja essa ação a compra de um produto, ou um cadastro em um formulário, por exemplo.

No Brasil, o mais próximo que temos desse termo é a redação publicitária, que funciona de forma bem parecida.

O Copywriting na sua sequência de e-mails é fundamental. Todo o conteúdo dos seus e-mails deve ser estruturado em torno do copywriting, e é importante que você saiba utilizar essa estratégia com o conteúdo ( relevante ) dos seus e-mails.

Um conteúdo sem um direcionamento do cliente não traz efetividade nenhuma, e certamente sem esse ponto a sua sequência de e-mails não vai trazer um resultado esperado. E falando em direcionamento, esse é o nosso próximo ponto!

sequencia de email marketing -copywriting

3.Faça uma chamada para ação!

Esse é um ponto que muitas pessoas ignoram!

No final da sequência de e-mails do seu funil de vendas é mandatório que você faça uma chamada para ação!

Essa “chamada para ação” ( que também é referida como “Call to Action” ou “CTA” ) é uma chamada que deve ser feita para a pessoa clicar em um link que você disponibilizou no seu e-mail ou é uma indicação para a pessoa fazer alguma atividade ( ou ação ) que você deseja.

Várias pessoas no Marketing Digital simplesmente se esquecem desse direcionamento final e acabam por fazer toda uma estratégia sem um direcionamento final claro. E imagine só o resultado? A pessoa fica “louca” para comprar, mas não encontra nenhum direcionamento claro para a compra do produto.

Quando isso acontece, certamente os resultados não são dos melhores, e caso a pessoa não encontre naquele momento de “euforia” o botão de compra do seu produto, certamente ela irá acabar desistindo de efetuar essa compra – afinal, porque comprar se está tão difícil de encontrar?

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Qual deve ser a proporção correta de cada e-mail?

Muitas pessoas procuram por uma “receita” pronta de uma sequência de e-mails na internet. Na maioria dos casos essas listas podem até funcionar, mas nem sempre são ideais.

Algumas pessoas optam por entregar pouco conteúdo e focar mais na venda ( e acabam vendendo pouco ) e outras pessoas acabam por entregar muito conteúdo e pouco ou nenhum foco na venda ( e supreendentemente acabam vendendo pouco ou nada ).

O ponto ideal da sua sequência de e-mails na maioria das vezes só você pode determinar, tendo em mente o seu nicho de atuação e também o comportamento das pessoas que estão na sua lista ( nesse momento a construção de uma persona é fundamental ).

Todavia, para que você não fique sem um guia claro, veja abaixo alguns pontos básicos para a construção da sua lista:

  • Primeiro e-mail: apresentação;
  • Segundo e terceiro e-mail: conteúdo com exemplos de resultados;
  • Quarto e quinto e-mail: apresentar o seu serviço ou produto como solução;
  • Sexto e-mail: fazer um conteúdo extremamente persuasivo para a venda do seu produto;

Note que essa sequência de e-mails pode ser modificada. Você pode reduzir todo esse processo para apenas quatro ou cinco e-mails ,e você também pode aumentar essa sequência de e-mails de acordo com a sua necessidade ( ou publico ).

De modo geral uma sequência de email marketing efetiva deve ter o equilíbrio de todos os pontos citados anteriormente. E assim como tudo no Marketing Digital é fundamental o teste para que você alcance os seus resultados esperados!

Quer entender melhor como funciona o Marketing Digital? Veja esse material introdutório que preparamos para você:

Ebook Marketing Digital

2 thoughts on “Sequência de Email marketing efetiva? Saiba como fazer a sua!

  1. Oi amigo, bom artigo, conteudo relevante assim ajuda muito.

    Da um pulinho aqui na mainha página também que eu tenho um conteúdo incrível e inédito para quem trabalha com marketing digital.

    Eu duvido que você já sabia disto, da uma espiada que vale a pena, o endereço esta linkado ai no meu nome.

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