SEO ou SEM

SEO e SEM – Como trilhar o caminho para o 1º lugar do Google

Estar em primeiro lugar nos sites de busca é um dos objetivos das empresas no meio digital. Para isso, é importante saber quais são as maneiras de fazer acontecer! Você provavelmente já ouviu falar de SEO e SEM. A pergunta é: você sabe qual é a diferença entre esses métodos e como eles podem ajudá-lo?

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar alguns conceitos para que você entenda como todo esse sistema de SEO e SEM funciona.

O que é o SEO?

A sigla SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization. Ou seja, o SEO é a maneira como é trabalhada a otimização de um site em mecanismos de busca, como o Google, o Bing, entre outros. Desta forma, é possível fazer com que o site fique mais bem ranqueado e tenha mais chances de aparecer como um dos primeiros links nos mecanismos de busca.

Se analisarmos mais detalhadamente o SEO, vamos perceber que existem diversas estratégias e que ele pode ser feito de várias maneiras. Todas elas são importantes para fazer com que seu site suba no ranking.

 

SEO On-page

O SEO On-page é a parte da otimização que acontece dentro do seu site. Nela, você deve estar atento a todos os fatores que podem proporcionar maior usabilidade para o seu site, como:

  • Um bom layout
  • Conteúdo que seja relevante
  • As palavras-chave trabalhadas dentro do conteúdo
  • Títulos que chamam atenção
  • A meta-descrição
  • URL amigáveis (links que sejam fáceis de ler, sem números aleatórios, por exemplo), etc.

 

SEO Off-page

Já o SEO Off-Page trata da otimização que é feita fora do site e das formas que podem guiar as pessoas a entrar no seu site. É aqui, por exemplo, que entra a habilidade de fazer com que outros sites e blogs tenham links que guiem o usuário para o seu site.

Vale lembrar que o SEO On e Off-page devem ser trabalhados simultaneamente. Afinal, não adianta ter um bom site sem que outros sites e usuários o indiquem (e ninguém o veja!), assim como não serve ter muitos sites com links direcionados para o seu se você não traz conteúdos que captem o interesse dos seus leitores.

Basicamente, o SEO é composto pela otimização de links e de conteúdos. Se você quer entender como pode melhorar o SEO do seu site, confira este vídeo do expert Rand Fishkin , no site da MOZ ! Ele conta como o Google analisa e avalia a qualidade, o valor e a “rankeabilidade” do seu conteúdo:

 

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O que há além do SEO?

 Assim como o SEO refere-se aos métodos de ranquear o site de forma orgânica (sem custos), você também pode pagar para fazer com que seu site seja visto mais facilmente pelos usuários.

Esta prática é conhecida como PPC, ou Pay per Click, que significa pagar pelo clique.

Sabe os primeiros links que aparecem quando você pesquisa por alguma palavra no Google, por exemplo? Ao lado deles está escrito “anúncio”. Ou seja, a marca pagou para colocar seu endereço ali. Esses links são conhecidos como links patrocinados.

Neste caso, também são trabalhadas palavras-chave, qualidade e relevância do conteúdo, assim como no SEO. A diferença é que aqui as palavras são compradas e os links aparecerão em espaços específicos, destinados aos anúncios pagos.

Veja também: 7 ferramentas fundamentais de marketing digital que você deve conhecer !

 

SEO e SEM

 Agora chegamos ao ponto! Muitas pessoas costumam confundir as siglas SEO e SEM. Já sabemos o que SEO significa. O SEM (Search Engine Marketing) se traduz em marketing de busca. Ou seja, é a união da otimização para a busca orgânica e da realização de anúncios pagos dentro dos mecanismos de busca.

Assim, se você pretende melhorar o rankeamento do seu site, sem que haja custos extras, você pode apostar no trabalho somente de SEO, investir na produção de ótimos conteúdos e ter um pouco de paciência. O SEO é fundamental e dá ótimos resultados duradouros, mas trabalhar somente com ele pode fazer você levar mais tempo para chegar nos resultados pretendidos . Caso você também queira investir uma grana a mais no marketing de busca, vale considerar um trabalho de SEM, que irá envolver tanto a busca orgânica quanto os anúncios pagos. Desta forma você pode obter resultado mais rápido.

 

 

Qual é a importância deste trabalho?

 Mas, afinal, para que ter todo esse trabalho somente para colocar o seu site em primeiro lugar nas buscas?

De acordo com estudo realizado pelo Nielsen Group , os usuários leem as páginas na web no chamado F-shaped pattern. Isso significa que o usuário começa lendo o conteúdo horizontalmente, depois desce e, novamente lê horizontalmente. Isto acontece de forma a compor o desenho da letra F.

Nesta imagem, as zonas com cores mais quentes (como o vermelho e depois o amarelo) são os locais onde o leitor presta mais atenção. Já as áreas que estão em azul são as áreas pelas quais o leitor passa os olhos, mas a esta altura já não há um interesse tão grande pelo conteúdo. Pesquisas da Chitika Insights mostram que o 1º lugar do Google recebe 33% do trafego que chega em busca de uma determinada palavra-chave. Já o segundo lugar recebe 18% dos cliques, de forma que aparecer a partir da segunda página do Google é quase como se esconder do seu público.

 

Quem já foi na segunda página do Google?

Uma brincadeira para descontrair e para que você entenda a importância do bom rankeamento no Google: os profissionais da área de SEO e SEM costumam brincar dizendo que o melhor lugar para você esconder um cadáver e nunca ser descoberto, é na segunda página do Google. Rsrsrsrs.

Por isso, o mais interessante para um site é que ele fique bem ranqueado, de forma a aparecer nas regiões onde o leitor pode prestar mais atenção e, assim, a probabilidade de ele de fato ler o que você tem a dizer é maior.

Não é à toa que os espaços para anúncios pagos estão nas regiões quentes, onde o leitor provavelmente prestará mais atenção. Esta é a vantagem dos links patrocinados! Eles te dão a possibilidade de comprar um espaço bem posicionado dentro dos mecanismos de busca para falar sobre a sua marca.

Por isso, a indicação é procurar trabalhar o SEO e SEM (que envolve o SEO e o PPC) em seu site. Eles podem gerar mais visitas e mais vendas para o seu site!

 

#Recapitulando:

Neste artigo trouxemos os conceitos de SEO e SEM, explicamos que o SEO pode ser SEO on-page ou SEO off-page. Distinguimos o diversos tipos de otimização, e falamos qual a importância desses trabalhos. Você gostou do que leu? Você tem dado a devida importância para estas técnicas e suas estratégias de marketing? Deixe seu comentário e sugestões abaixo.

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