O que é marketing digital

O que é Marketing Digital e suas principais estratégias ?

Depois de percebermos que muitos de nossos seguidores ainda não tinham um ideia definida sobre o que é marketing digital, decidimos escrever este artigo introdutório, mas de extrema relevância. Afinal, sem uma boa base não se constrói conhecimento sólido de verdade.

Muitos se confundem e poucos sabem determinar com precisão o que é marketing digital. O marketing digital é uma palavra de amplo significado e que abarca uma série de ações, na verdade, todas as atividades de marketing online. Quando as empresas utilizam meios digitais como as redes sociais, os anúncios do Google, o e-mail e seus sites para se conectar com seus clientes e prospects, ela está fazendo marketing digital.

Um fato que não dá para negar é que as pessoas consomem duas vezes mais tempo conectados on-line do que há 12 anos atrás. Da mesma forma, podemos dizer que o jeito como as pessoas compram também mudou significativamente. Elas pesquisam e compram bastante online.

Isso significa que o marketing off-line não é tão eficaz como costumava ser. Pesquisas indicam que mais de 60% da decisão de compra é feita através de pesquisas na internet.

Desde sempre, o Marketing dependeu da sua capacidade de se comunicar com seu público-alvo no lugar certo e na hora certa. Hoje, isso não é diferente, ou seja, você precisa encontrá-los onde eles estão passando maior parte do seu tempo: na internet.

Até mesmo muitos profissionais de marketing iniciantes poderiam dizer que marketing de conteúdo, inbound marketing e marketing digital são a mesma coisa, porém existem algumas diferenças que devem ser destacadas.

Afinal, o que é Marketing Digital e quais suas principais estratégias?

O que é marketing digital 2

Podemos dizer que o marketing de conteúdo e o inbound marketing são algumas das estratégias para se trabalhar o marketing digital (online) de sua empresa.  Como já disse, se sua empresa já tem um site, perfis na redes, anuncia no Google , ou utiliza de alguma forma de comunicação digital online, então você está fazendo marketing digital.

Entretanto, assim como no marketing off-line que, muitas vezes fica limitado a panfletagens mal feitas, se seu planejamento de marketing digital não for desenvolvido por quem entende do assunto, pode acabar limitado um site que é pouco explorado e a anúncios que trazem pouco retorno para seu negócio.

Existe uma enorme variedade de ativos, peças e estratégias que fazem parte do universo do marketing digital profissional. Para atingir os objetivos que sua empresa busca alcançar, é importante ter claro em mente como cada peça e estratégia pode ser usada.

Confira a lista de algumas peças de marketing digital e estratégias mais eficientes.

 

Ativos e Peças Online

  • O site da sua empresa 
  • Canais de redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.)
  • Recursos de branding (logotipos, fontes, etc.)
  • Postagens no blog
  • Infográficos
  • Ebooks
  • Planilhas
  • Videos, etc

Estratégias

o que é marketing digital e suas estratégias

A mais conhecida de todas táticas é o Marketing nas Mídias Sociais

Marketing nas mídias sociais

Muitos que chegam a este artigo buscando entender o que é marketing digital, provavelmente deve ter achado que marketing digital se restringe a apenas marketing nas mídias sociais.

Marketing nas mídias sociais são ações que buscam promover sua marca e seu conteúdo nas mídias sociais para. O planejamento dessas ações deve ser voltado a um objetivo claro, previamente definido, que pode ser aumentar o reconhecimento da marca, direcionar tráfego para o site,  gerar leads para seu negócio, aumentar o engajamento, etc.

Otimização para os Mecanismos de Busca (SEO)

Em inglês, Search Engine Optimization é um processo que, como o próprio nome diz, visa a otimização do seu site para se posicionar melhor nos resultados das buscas nos principais motores de busca, como Google, Bing, Yahoo, etc.

É através das táticas de SEO que sua empresa conseguirá mais tráfego orgânicos (ou livre), sem precisar de anúncio.

Diferentemente do PPC (próximo tópico que abordaremos), através de técnicas de SEO você aparece bem no Google sem precisar pagar para anunciar, porém precisará produzir conteúdo e aguardar um bom tempo para começar a aparecer na primeira página.

Pay-Per-Click (PPC) ou Links Patrocinados

É uma outra forma de conseguir visitas em seu site, pagando por cada clique que alguém faz quando seu endereço aparece no mecanismo de busca online.

O tipo mais conhecido de PPC é o Google AdWords, do Google. Nele você escolhe quanto você quer pagar por cada clique que um usuário fizer em seu anúncio.

Marketing de conteúdo

Esta estratégia se baseia na criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes.

Nada melhor do que se fazer conhecido, lembrado e se relacionar com seu possível cliente através de conteúdo relevante para ele.

Inbound Marketing

O inbound marketing é uma tática fundamentada no modelo de trabalho do funil do marketing. Através dele também utiliza-se conteúdos relevantes para atrair, converter, fechar a venda e encantar clientes. 

Automação de Marketing

A automação de marketing é uma excelente opção para quem quer escalar suas vendas com uma equipe de vendas pequena. A automação de marketing pode ser desenvolvida através de um software que automatiza as principais ações de marketing.

Algumas tarefas que podem ser automatizadas são: envio de e-mails, postagem em mídias sociais, algumas ações no site, etc.

Ebook Marketing Digital

E-mail marketing

Outra estratégia de marketing digital muito eficiente e comum são os e-mails marketing. Muitas empresas usam o e-mail marketing como uma maneira de se comunicar e relacionar com seu público-alvo, ou personas.

O envio de email marketing também deve ser planejado para atingir um objetivo específico como promover um evento, fazer ofertas e descontos, direcionar os leitores para seu site, compartilhar conteúdo relevante para seu cliente, etc. Seu diretor de marketing ou consultor deve especificar o objetivo previamente.

Marketing afiliado

Muito comum para empresas que trabalham com produtos digitais ou vendas em geral. O marketing afiliado é uma estratégia baseada em indicações.  Ou seja, você recebe comissão para promover os produtos ou serviços de outra pessoa em seu site.

Agora que você já sabe o que é marketing digital, as principais peças, ativos e estratégias do marketing digital, já pode desenvolver um plano de marketing digital rico para seu negócio.

Diversifique suas estratégias, e lembre-se de sempre mensurar os resultados para saber onde pode melhorar.

 

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