Dicionário do Marketing Digital

Dicionário Rápido do Marketing Digital

Em todas as áreas de conhecimento encontramos termos específicos que definem ações, ferramentas, comportamentos, entre muitos outros conceitos. No ramo do marketing digital também encontramos esses termos, muitas vezes complicados de entender. Talvez você não tenha intenção de ser um expert em marketing digital, porém, conhecer os termos utilizados por nós, especialistas e atuantes da área, é fundamental para entender o conteúdo, dicas e aprender.

Se você também precisa de um reforço para compreender os termos do marketing digital, confira algumas definições rápidas desses termos. Caso queira alguma definição mais complexa você encontra no site do especialista Vasco Marques:

A
AdRank: calcula a oposição de um anúncio nos motores de pesquisa.

Afiliados: parceria baseada em divulgação de um produto ou serviço para participação na receita.

App mobile: aplicativo para aparelhos móveis (jogos ou programas).

Audiobooks: livro gravado através da leitura em voz alta.

Auto Backup: realização de cópia automática dos dados.

Automated triggers: ação que segue uma primeira.

Autoresponder: ferramenta de resposta automática de e-mails.

B
Backlink: um Link que leva para uma página do site ou blog.

Banners: publicidade digital que contém link para uma página específica.

Benchmarking: pesquisa comparativa com a concorrência

Blacklist: “lista negra” de um sistema que agrega sites/usuários que praticam ações não-permitidas.

Blended Marketing: combinação de estratégias de marketing digital e tradicional.

Bookmarklet: código quer armazena URLs como favoritas em navegadores da internet.

Bounces: os e-mails que foram devolvidos.

Branding: elementos que compõem ou caracterizam a identidade de uma marca.

Budget: orçamento disponível para um poroejto.

C
Call-to-Action: botões ou links que permitem ao usuário tomar decisões.

Conversão: quando o marketing gera uma ação positiva para venda

Copywriting: técnica de escrita

CPC: custo por clique, unidade que calcula o valor variável de um clique numa publicidade online.

Crossmedia: técnica de marketing que utiliza vários meios de divulgação.

D

Dupla confirmação ou Double opt-in: quando uma ação requer uma nova confirmação do usuário, geralmente clicar em um link enviado para seu e-mail.

Quer entender melhor como funciona o Marketing Digital? Veja esse material introdutório que preparamos:

Ebook Marketing Digital

E
E-book: livro digital.

E-mail Marketing: Mensagens de e-mail pensadas para causar maior impacto em seu destinatário, atingindo um objetivo específico.

Engagement: taxa de envolvimento dos usuários com uma publicação.

F
FAQ: página que reúne as perguntas mais frequentes dos usuários, já com suas devidas respostas.

Feed rss: link que contém conteúdos que podem ser republicados.

G
Google AdWords: ferramenta para criação de campanhas publicitárias.

Google Alerts: serviço que monitora as palavras-chave procuradas na web e exibe uma notificação.

Google Analytics: serviço de monitoramento de websites.

Google Docs: ferramenta para criação de documentos online.

Google Drive: tecnologia de armazenamento de dados em nuvem.

Google Forms: ferramenta para criação de formulários online.

 

H
Hangout: funcionalidade do Google para realização de videoconferências.

HLS: tipo lançamento que produz um congresso realizado online.

Hotmart: portal brasileiro de Infoprodutos.

I
iAds: uma plataforma da Apple para realização de publicidade móvel.

Indexar: ficar marcado, ser referência, estar em destaque na internet ou nas buscas.

Infoproduto: Produto entregue em formato digital.

K
Keyword: termo em inglês para palavra-chave.

 

L
Lead: cliente em potencial que se cadastra voluntariamente e entra para a lista de e-mails e contatos.

Landing page: página para a qual o usuário é direcionado ao clicar num link de anúncio ou pesquisa

Low cost: termo em inglês para baixo custo.

Lower third: gráfico de informações que aparece em vídeo.

M
Malware: programa hacker utilizado para trazer danos e roubar informações.

Marketing Viral: É uma campanha que têm a função de fazer com que um maior número possível de pessoas possa ser alcançado de uma maneira rápida e eficiente.

Mindmapping: termo em inglês para mapa mental, uma organização de ideias ou linha de raciocínio.

Mobile ads: anúncios e publicidades para dispositivos móveis.

Por falar em Marketing Viral, talvez esse artigo seja de seu interesse:

10 passo para criar uma campanha de Marketing viral

 

O
One-to-One (O2O): personalização de uma mensagem para o cliente, falando de um para um.

P
PageRank: algoritmo das ferramentas de busca que posiciona os sites e blogs nas pesquisas

Pageviews: visualizações das páginas de um blog ou site.

Permission marketing: envio de material publicitário com autorização do receptor.

Persona: Personas são representações visuais, mais concretas, do seu público-alvo. É como se fosse um personagem! Para ele, se dá um nome, se atribui características demográficas, profissionais e até mesmo interesses pessoais, como hobbies. Seu consumidor ideal.

Plugins: pequenos programas ou extensões que permitem novas ferramentas para trabalhar um site.

Posts: publicações na internet.

Preheader: cabeçalho de uma mensagem de e-mail.

Podcasts: ficheiros multimídia para downloads.

Q
QR Code: um código de barras bidimensional digitalizado através de um dispositivo móvel

R
Remarketing: ferramenta do Google que marca os visitantes que retornaram a um site.

Responsive: modelo de site ou blog otimizado para visualização em dispositivos móveis.

Reviews: opinião de retorno dos usuários sobre um produto ou serviço.

ROI: relação entre o valor investido e o retorno obtido, calculado por fórmula.

ROPO: o hábito de pesquisar na internet e comprar off-line.

Retweetar: respostas registradas no Twitter.

S
Search-friendly: define uma pesquisa simples

SEO (Search Engine Optimization): técnica de otimização de sites para motores de busca visando aumento de visitas e conversões.

Showrooming: processo onde o consumidor busca um produto online, testa numa loja física e compra pela internet com preço mais baixo.

Squeeze page: página simples criada para capturar e-mails.

Streaming: tecnologia de envio de dados que torna as conexões mais rápidas.

T
Taxa de conversão: quantidade de usuários que realiza a ação proposta.

Tags: palavras ou termos relacionados a uma informação.

Tweet: mensagem do Twitter.

W
Webinar: conferência online semelhante a uma palestra, onde apenas um fala.

Widgets: interfaces gráficas com funcionalidades específicas.

Win-Win: estratégia de gestão onde todos saem ganhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *