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7 ferramentas de marketing digital que você deve conhecer!

Se você tem uma empresa, marca ou algum tipo de negócio e quer atrair cada vez mais clientes, ou se você quer se destacar como autoridade em um assunto, então saiba que você tem que aprender a investir no marketing digital e para isto, muitas ferramentas de marketing digital podem facilitar seu trabalho. Num mundo cada vez mais digital e conectado, a tecnologia é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Principalmente para quem pretende trabalhar no segmento online, conhecer as ferramentas de marketing digital e colocar em prática algumas técnicas pode ser a diferença entre ser bem sucedido ou o fracassar.

 

Se antes o marketing dedicava-se a investir em ferramentas mais tradicionais, como outdoors, panfletos, televisão e rádio, por exemplo, agora vemos os recursos migrarem e o investimento ser utilizado em suportes ligados à internet. Mas quer saber qual é a melhor parte disso? É que a maioria das ferramentas vão te trazer resultados mensuráveis, com um custo bem menor do que o do marketing tradicional e o alcance muito maior, já que é possível atingir um público global, sem estar presos fisicamente a região onde nos encontramos. Você já parou para pensar que no marketing tradicional você não sabe ao certo quantas pessoas foram impactadas por uma determinada campanha de marketing? Já no marketing digital você é capaz de medir cada visualização, cada click, cada conversão, cada abertura de email, etc.

 

Pensando nisso, resolvemos fazer uma guia com algumas ferramentas de marketing digital que você deve conhecer e que vão te ajudar a conseguir excelentes resultados.

Antes de começar, porém, você deve pensar porque você precisa de marketing digital? Qual objetivo você pretende alcançar e que irá guiar sua estratégia de marketing? Você precisa de mais visitar em seu site? Você precisa aumentar suas vendas? Você precisa engajar mais cliente? Cada ferramenta abaixo tem inúmeras possibilidades, o que definirá sua utilização é o objetivo que você traçou previamente para o marketing da empresa.

 

1.Google Analytics:

Dentre as ferramentas de marketing digital do Google, destacamos o Goolge Analytics, instrumento gratuito e completo do Google, é excelente para a monitorização de todo o site. Com ele é possível analisar as visitas do site, de onde eles veem, o número de acessos que cada campanha obteve, quantas pessoas compraram ou se interessam por determinados produtos, se estão acessando as campanhas através das redes sociais e tantos outros recursos.

A ferramenta é tão boa, que até mesmo empresas grandes e com muitos recursos utilizam. Ou seja, o que você está esperando para aprender e começar a usar o Google Analytics? Mas é bom lembrar que ela por si só não faz nada, afinal é uma ferramenta de análise. Então, o objetivo é analisar os relatórios gerados pelo Google Analytics, entender como seu público se comporta e, a partir dai, traçar estratégias de ações para ampliar os resultados.

Google Analytics

2.Mailchimp:

Essa é uma ferramenta queridinha dos profissionais de marketing digital e muito importante também, já que o envio de muitos e-mails faz parte do seu dia a dia. E nisso o Mailchimp vai te ajudar bastante. Com ele, você pode mandar até 12 mil e-mails de forma gratuita e adicionar 2 mil contatos por mês a sua lista. Também existe a possibilidade de automatizar o envio dos e-mails, integra-lo com o wordpress, fazer campanhas de envios estratégicos e poder ver de forma detalhada os relatórios das mensagens enviadas. Ou seja, uma ferramenta ótima para quem quer melhorar os resultados de vendas ou se relacionar com o cliente no pós venda. Infelizmente o @Mailchimp é todo em inglês e a versão gratúita não envia automaticamente o email de confirmação e de boas vindas.

 mailchimp

Aumentar vendas: Veja como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa nisto.

3.SEMRush:

Voltando às ferramentas de marketing digital para análise, esta é uma ótima ferramenta para analisar o desempenho das palavras-chave orgânicas e Adwords do Google, sendo essencial para quem trabalha com marketing. Com ela é possível analisar o que a concorrência está fazendo, que palavras-chave está usando, que estratégias utiliza para fazer publicidade, entre outros. Também da para ver o CPC médio(custo por clique)de uma determinada palavra, e a partir disto pensar uma estratégia para ganhar mais tráfego.

 

4.Survey Monkey:

Saber a opinião do cliente é essencial para qualquer negócio. Através dessa ferramenta, você pode desenvolver questionários de forma simples e rápida, e assim descobrir a opinião dos seus clientes sobre produtos, serviços,sites ou qualquer coisa que te interesse. Através do @SurveyMonkey é possível receber até 100 respostas de forma gratuita, se quiser mais recursos, pode pagar por isso. Mas o mais interessante dessa ferramenta é que com os resultados, você irá tomar decisões baseadas no feedback que os consumidores te deram.

 

5.Google Trends:

Definitivamente uma das ferramentas mais importantes para os profissionais de marketing digital, sendo bastante utilizada pelas empresas, sejam pequenas ou grandes.

Através do Google Trends é possível descobrir os assuntos que estão em alta e os mais procurados pelos usuários do Google. Facilmente você descobre quais palavras são mais buscadas pelos usuários. Mas aí você me pergunta: para que serve saber isso? Com essa informação é possível desenvolver ações e campanhas com base nas palavras-chave mais buscadas e obter melhores resultados: aumentar vendas, aumentar tráfego, aumentar conversão, etc. Outro ponto positivo é o fato de ser um recurso muito fácil de usar e intuitivo, ou seja, você não vai ter nenhuma dificuldade em aprender a trabalhar com ele. Ah… o Google Trends é gratis!

 

6.Traffic Travis:

Ótimo instrumento para quem quer melhorar o SEO (Search Engine Optmization) dos seus sites e é muito utilizado por empresas que dão consultoria na área. Traffic Travis possui uma versão mais simples que é gratuita e uma completa, que é paga. Com ela você pode avaliar o SEO de qualquer site, descobrir erros técnicos e analisar o que a concorrência está fazendo melhor do que você. Ela ajuda a fazer com que o seu site chegue ao top de buscas do Google.

 

7.Google Alerts:

O Google possui muitas ferramentas de marketing digital do Google Alerts facilita muito a vida de qualquer empresa na hora de saber o que a concorrência anda fazendo. Na verdade, ele pode ser usado para monitorar o que está sendo publicado sobre sua empresa, sobre os concorrentes, sobre um assunto de interesse de seu publico, etc. São muitas possibilidades, você também pode, por exemplo, utilizar para fazer curadoria de conteúdo relevante para suas redes socias. Com o Google Alerts, você não precisa entrar no Google para fazer as mesmas pesquisas, o que ajuda e muito poupando tempo e trabalho. Só é preciso criar alertas nesse recurso, que ele permite que você receba no seu e-mail as últimas notícias sobre os seus concorrentes. A ferramenta é gratuita e trabalha monitorando websites, blogs, vídeos, entre outros.

Google Alerts

 

#Recapitulando:

Resumindo, hoje trouxemos 7 ferramentas de Marketing Digital, sendo que, quatro delas são ferramentas de análise (Google Analytics, SemRush, Google Trends e TrafficTravis), as outras três são ferramentas utilitárias que ampliam suas possibilidades e facilitam seu trabalho.

Escolhemos apresentar mais ferramentas de análise pois o Marketing Digital exige muitas análises para se obter grandes resultados, como por exemplo aumentar vendas. O trabalho de marketing digital nunca estará pronto e finalizado, é preciso sempre avaliar sua ações, ver o que funciona e replicar, e ver o que não funciona e inovar.

E você, já conhecia estas ferramentas? Quais delas você já utiliza em sua empresa? Gostaria de saber algo mais sobre alguma dessas ferramentas ou alguma outra? Comente aqui para a gente!

 

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