reduzir o custo de aquisição de clientes

5 Dicas para reduzir o custo de aquisição de clientes

O Custo de aquisição de clientes ( ou CAC ) é um ponto que é ligeiramente desconhecido pela a maioria das micro ou pequenas empresas. Apesar disto, reduzir o custo de aquisição de clientes pode ajudar bastante a equilibrar as contas de sua empresa.

Esse custo, leva em consideração uma média de todos os gastos básicos que são necessários para que você consiga efetuar a sua primeira venda com um cliente que nunca comprou de você anteriormente.

Na maioria das vezes o CAC é calculado levando em conta o custo com o marketing e alguns gastos auxiliares para que se tenha noção de todo o valor necessário para conseguir atrair novos clientes para a sua empresa ou negócio.

Hoje, nós vamos abordar 5 dicas para reduzir o custo de aquisição de clientes que vão fazer com que você reduza o valor do seu CAC e consequentemente aumente a sua margem de lucro. Continue lendo!

 

1.Faça um conteúdo focado na persona!

Falar para quem quer ouvir é um dos pontos fundamentais de uma estratégia de Marketing bem feita.

No Marketing Digital, com toda a certeza não é diferente. O ideal é que você faça uma pesquisa anterior em relação a todo o seu público alvo e em seguida construa uma persona que represente bem toda essa quantidade de pessoas que você deseja atingir.

Um conteúdo focado na sua persona vai garantir com que o seu público alvo tenha mais chances de encontrar o seu conteúdo. E consequentemente, quanto mais pessoas do seu público alvo encontrar o seu conteúdo, menor será o seu custo de aquisição de clientes – tendo em vista que você só gastou com o seu conteúdo uma única vez.

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2.Invista no SEO do seu conteúdo!

O SEO atualmente se tornou uma nova faceta dos negócios. Se você não é encontrado nos rankings dos mecanismos de busca, você simplesmente não existe. Invista em SEO para chegar ao primeiro lugar do Google

Portanto, faça uma pesquisa de palavras-chave ideal. Também foque na otimização On Page do seu conteúdo.

Uma boa densidade de palavras-chave, uma formatação adequada e uma visão voltada para a experiência do usuário certamente são pontos que vão fazer o seu “rankeamento” melhorar, e consequentemente você será encontrado por mais pessoas.

E assim como no ponto anterior, quanto mais pessoas tiverem contato com o seu conteúdo, menor será o seu custo de aquisição de clientes.

 

Leitura recomendada:

SEO e SEM – Como trilhar o caminho para o 1º lugar do Google

3.Gerencie corretamente seus perfis das redes sociais!

O Facebook é a melhor fonte de tráfego segmentado atualmente. O Youtube vem se tornando cada vez mais uma ferramenta de busca “prática” para informações cotidianas.

Com essas informações, fica bem claro que seus perfis das redes sociais são fundamentais para reduzir o seu custo de aquisição de clientes.

Um perfil bem estruturado no Facebook com um conteúdo de alta relevância para o seu publico, pode gerar uma infinidade de compartilhamentos. Esses compartilhamentos feitos pelo seu próprio público é de maneira geral uma divulgação gratuita que é feita pelas pessoas que se interessam pelo seu conteúdo.

Sem dúvida nenhuma, uma divulgação feita de maneira gratuita abaixa ainda mais o seu custo de aquisição de clientes. E no final das contas, não há nada melhor que uma indicação, não é verdade?

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4. Faça uma otimização do seu funil de vendas!

Ter um volume de pessoas mais alto para o seu site é excelente. Porém, sem um funil de vendas em ordem, certamente os resultados não serão satisfatórios.

É imprescindível que você procure acertar todas as etapas do seu funil, e com certeza é mandatório você ter em mente a sua taxa de conversão.

Uma das belezas do Marketing Digital é poder mensurar cada etapa do seu funil. Procure ver se você precisa de mais conteúdo para o topo, meio ou final do funil.

Procure também ver o que é que as pessoas estão procurando mais, quais são as maiores necessidades, e inclusive quais são as coisas que as pessoas não encontram no seu conteúdo.

Todas essas informações são fundamentais para que você diminua o seu custo de aquisição de clientes. Afinal, quanto maior for à conversão do seu funil de vendas menor será o seu custo de aquisição de clientes.

 

5. Otimize os seus anúncios!

Seja qual for a sua plataforma escolhida para anunciar, é fundamental que você sempre procure otimizar e melhorar o rendimento dos seus anúncios.

Mude as suas chamadas ( por completo ou algumas palavras ), mude a imagem, mude a cor do seu texto ou de algum componente da sua imagem, enfim, faça qualquer modificação!

Ter um ROI ( Return of Investiment ou retorno sobre investimento ) elevado nos seus anúncios, se traduz também em um CAC ( custo de aquisição de clientes ) menor. Portanto, procure sempre otimizar todos os pontos mais importantes da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Quanto mais eficiente for as suas campanhas, maior serão os seus rendimentos e faturamento no final do mês.

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