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5 dicas matadoras para chegar ao 1º lugar do Google

 

 

Se você já contratou uma consultoria de marketing digital para o seu negócio, provavelmente ouviu muito sobre a importância que o Google tem e que ele pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. A pergunta é: como? Hoje, vamos esclarecer alguns conceitos desta área e mostrar o que você pode fazer para chegar ao 1º lugar do Google.

 

Por que o Google é importante?

 

Antes de tudo, você precisa entender por que o Google é importante para um planejamento de marketing digital.

 

O Google é o que chamamos de buscador. É neste site que as pessoas entram para realizar pesquisas e procurar por marcas ou produtos. A partir daí, elas são direcionadas para os sites que têm o conteúdo pelo qual ela está procurando. Mas espere um instante. Você percebeu um fator importante no que eu escrevi acima? Pessoas que não conhecem a sua marca, não vão procurá-la pelo nome. Elas irão ao Google, buscarão o produto ou serviço e, se você estiver lá, elas podem clicar no seu site e conhecer seu negócio.

 

Além do Google, existem outros buscadores, como o Bing, o Yahoo, entre outros. Dentre todos os buscadores, uma pesquisa realizada pela Serasa Experian mostrou que o Google Brasil (google.com.br) é o buscador mais utilizado no país.

 

grafico buscadores

(link referência: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/ranking-dos-buscadores-no-brasil/46539)

 

Logo, duas coisas ficam claras:

 

  • Você precisa estar presente em um buscador para ser encontrado por potenciais clientes e
  • O Google é o buscador mais utilizado no Brasil.

 

Como o Google funciona?

 

Para saber como se dar bem no Google, é preciso entender como ele funciona. Esta explicação não se enquadra no foco deste artigo, mas caso você queira entender, veja este vídeo do canal Google Webmasters. Nele você verá o processo que o Google utiliza para classificar e ranquear todos os links.

 

 

Enfim, assim é possível entender que o Google conta com três ações principais para realizar esta classificação:

 

  1. Rastreamento: primeiramente, o Google irá rastrear e encontrar os sites e links disponíveis;
  2. Indexação: em seguida, ele irá indexar todos estes links encontrados. Isto significa que, a partir de agora, será possível buscar os links pelo Google.
  3. Classificação por relevância: por fim, ele irá classificar os links por ordem de relevância, de acordo com a palavra-chave que está sendo pesquisada pelo usuário.

 

Ok, compreendido? Agora vamos a melhor parte:

 

5 práticas de SEO para subir no ranking

 

É hora de ir direto ao ponto: as dicas matadoras para chegar ao 1º lugar do Google!

 

As práticas de SEO trabalham em cima de cinco princípios básicos. E são eles que utilizaremos como base para as dicas que vão ajudar o seu negócio a alcançar o 1º lugar do Google:

 

  1. Indexação, acessibilidade e encontrabilidade:

 

Para que as pessoas entrem no seu site e conheçam o seu produto ou serviço, ele deve ser facilmente encontrado.

 

Certifique-se de que seu site está indexado no Google. Esta é a regra mais básica: para chegar ao 1º lugar do Google, você precisa estar no Google!

 

  1. Conteúdo de qualidade:

 

Você não quer só estar presente no Google, como estar presente na primeira posição, certo? Por isso, você precisa ter um conteúdo de qualidade, que seja interessante para o seu público.

 

Desta forma, ao entrar no seu site, as pessoas se interessarão pelo conteúdo que você oferece e passarão mais tempo ali. O Google vai perceber isso e entender que o seu conteúdo é bom, recompensando você com uma posição melhor.

 

  1. Qualidade técnica do site:

 

Você já entrou em algum site que demorou muito tempo para carregar, em que o layout fosse estranho, você não conseguisse encontrar o que queria e não teve a menor vontade de navegar por ali? Não faça isso no seu site!

 

A organização é essencial. O Google recompensa os sites que têm boa usabilidade e proporcionam uma experiência de navegação agradável aos usuários. Por isso, tenha sempre em mente que o seu site precisa ter:

 

  • Um bom design
  • URLs amigáveis (ou seja, nada de links com números e letras aleatórias!)
  • Informações que possam ser encontradas facilmente
  • Velocidade para carregar as informações

 

  1. Popularidade e Link Building

 

Quanto mais conhecido e indicado for o seu site, o Google irá considerar que ele tem maior credibilidade e que, por consequência, pode ser mais interessante para os usuários. Sites com maior credibilidade tendem a estar em melhores posições no Google.

 

Veja também: http://whyscomunicacao.com.br/seo-e-sem-o-caminho-para-o-1o-lugar-do-google/

 

Você pode observar que, ao pesquisar sobre alguma notícia, sites como G1 estarão em posições melhores que sites menos conhecidos. Isto acontece devido ao fato de aqueles links serem citados em outros sites, conferindo maior credibilidade a eles.

 

Aqui entra o trabalho de Link Building, que consta conquistar a maior quantidade de links que direcionem para o seu site.

 

Mas cuidado! O Link Building já foi considerado a única maneira de alcançar o 1º lugar do Google e muitos procuravam ganhar links a qualquer custo. Não cometa este erro. Lembre-se de que conteúdo também importa.

 

Assim, é importante que o seu site seja usado como referência em sites e links que contem com conteúdo relevante. Nada de sair por aí colocando o seu link nos comentários de sites nada a ver com o seu conteúdo, ok?

 

  1. Atualização de conteúdo

 

Outro fator importante para conquistar o 1º lugar do Google é ter o seu conteúdo sempre atualizado. A ideia aqui é simples: site atualizado é site com conteúdo recente e mais relevante. Desta forma, o Google irá recompensá-lo e fazê-lo subir no ranking.

 

Princípios para o sucesso no SEO On Page

 

Para entender alguns outros princípios que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso ao realizar o SEO On Page, confira este vídeo de Rand Fishkin no site da MOZ:

 

https://moz.com/blog/on-page-seo-8-principles-whiteboard-friday

 

Tudo é palavra-chave

 palavra-chave

(Referência: http://br.freepik.com/vetores-gratis/pesquisa-por-palavra-lupa_761237.htm)

 

Por fim, lembre-se de um detalhe muito importante: as práticas de SEO são todas trabalhadas em cima de palavras-chaves.

 

Caso você ainda não saiba o que são, as palavras-chaves constituem os termos que as pessoas utilizam em suas buscas. Elas não são necessariamente uma palavra só. Uma palavra-chave pode ser algo como “como assar um bolo sem queimar”.

 

Existem ferramentas que podem te ajudar na análise, escolha e avaliação dos resultados do trabalho com palavras-chave. Veja neste artigo: http://whyscomunicacao.com.br/7-ferramentas-de-marketing-digital/

 

Ao produzir seu conteúdo e utilizar as outras técnicas de SEO, lembre-se de inserir as palavras-chaves que são relevantes para o seu negócio e para aquele conteúdo que você produziu. Desta forma, o Google irá identificar as suas palavras-chaves e mostrar o seu site para pessoas que buscam por palavras-chaves idênticas ou parecidas com aquelas que você utilizou.

 

 

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