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10 passo para criar uma campanha de Marketing viral

Uma boa campanha de marketing é aquela que traz para você os resultados que você esperava ao planejá-la, como maior tráfego, maior número de conversões, mais leads, entre outros. Porém, quando desejamos fazer com que nossa marca seja amplamente vista e ela possa se propagar pela internet de forma surpreendente, é interessante criar uma campanha de marketing viral, e hoje você vai apender como criar a sua. Antes de mais nada, é preciso que você entenda alguns conceitos básicos de marketing.

 

O que é uma campanha de marketing viral?

De um modo geral quando se fala em marketing, publicidade ou propaganda as pessoas logo imaginam uma boa campanha onde a marca, produto ou serviço seja evidenciado de um modo atrativo para o público alvo, estimulando o consumo. Porém, as campanhas de marketing não precisam necessariamente oferecer o produto. As campanhas podem trabalhar uma marca de maneira tão forte que ela ficará evidenciada no mercado e associada a um benefício, um desejo, um sentimento ou a satisfação de uma necessidade.

As campanhas de marketing viral têm essa função de fazer com que um maior número possível de pessoas possa ser alcançado de uma maneira rápida e eficiente, levando a marca, o produto ou o serviço juntamente com uma ideia, um sentimento ou qualquer outra emoção ou vantagem. O que se busca com o marketing viral é despertar algo nas pessoas, afetá-las com a  campanha e envolvê-las.

 

As campanhas de marketing viral caracterizem-se pela velocidade com que são veiculadas, e essa velocidade está associada com a aceitação, por parte do público, do conteúdo que você divulgou. Assim, quanto melhor e mais atrativo o conteúdo que levar a sua marca, mais ela será visualizada por seus clientes e por clientes em potencial.

 

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Entenda como funciona uma campanha de marketing viral

 

Para se tornar viral uma campanha de marketing não pode soar como uma propaganda. As pessoas gostam de perceber as vantagens que estão recebendo ao se envolverem nas campanhas, gostam de compartilhar essas vantagens com seus amigos, compartilham o que acham interessante, engraçado, útil, enfim, aquilo que possa servir de alguma maneira para os demais.

Marketing viral na rede

Grande especialista em Marketing Digital, Pedro Quintanilha fez um infográfico bem explicativo sobre o funcionamento do  Loop Viral. O esquema de Loop Viral (Marketing Viral) ilustra muita bem como essa campanha funciona:

 

1º O usuário vê algo interessante

2º Ele experimenta aquilo que viu

3º Ele decide compartilhar com seus amigos e contatos

4º Ele escolhe o melhor meio para esse compartilhamento

5º O amigo ou contato vê o que foi compartilhado

6º O amigo ou contato decide conferir o conteúdo

7º Ele experimenta aquilo que viu

8º Ele decide compartilhar com seus amigos e contatos

9º …E assim continuamos o loop viral

 

Agora, imagine se você criar uma campanha com uma imagem, um vídeo, um tutorial, um e-book, uma palestra ou então qualquer outro conteúdo que seja útil para seu público e levando a sua marca, é claro? Esse conteúdo será testado pelo público, que vai compartilhar e alcançar um novo público que você não teve contato, esse público vai fazer o mesmo e a sua marca vai se espalhando sem que você precise fazer mais nada (por enquanto).

O que você deve estar se perguntando agora é: Como eu posso criar minha campanha de marketing viral?

Vamos ver os passos que você deve trilhar para tanto.

 

10 passos para criar a sua campanha de marketing viral

 Criar uma campanha de marketing viral exige um grande cuidado com a escolha do conteúdo que será veiculado e com o desenho da estratégia em si. Isso porque, a campanha pode ser um grande sucesso e fazer seu nome se destacar na internet, mas também pode ser um grande fiasco com uma baixíssima aceitação, e repercutir negativamente para imagem de sua marca.

Sobre o Marketing Viral digo que não é fácil, mas vale muito apena. Então, para ter sucesso na campanha de marketing viral você precisa saber algumas coisas:

Ebook Marketing Digital

1 – Sua campanha deve trabalhar emoções

Pois é isso o que as pessoas gostam de compartilhar, ainda que elas se sintam tristes ou com raiva. A emoção é chave do seu marketing então, não tenha medo de mexer com o emocional do seu público.

 

2 – Cuidado com conteúdos ofensivos

A depender de seu mercado ou nicho, talvez valha apena ousar. Se você deseja polemizar, tenha o cuidado de escolher algo que não fira nenhum grupo de pessoas, pois poderá perder muito com isso, em função da empatia humana.

 

3 – Esqueça você por um minuto

As pessoas não compartilham propagandas, mas conteúdos interessantes. Você precisa criar algo que elas gostam de compartilhar, como uma novidade, uma notícia, informações úteis, dicas, matérias para entretenimento, humor, entre outros.

 

4 – Ofereça algo diferente

O público gosta de novidades que fujam ao convencional, gosta de portar boas notícias, de trazer algo novo para os outros. É isso que fará com que compartilhem o seu conteúdo.

 

5 – Crie uma campanha pensada para estimular a ação das pessoas

O que você quer que elas façam a seguir? Para onde deseja converter esse conteúdo? É importante fazer esse planejamento, pois ele definirá as etapas da sua campanha.

 

6 – No primeiro momento não restrinja o acesso

Não direcione o público para uma página paga ou que precisa de cadastros longos. As pessoas querem resultados e vantagens imediatos. A internet é dinâmica e tem opções inúmeras, por isso, se você criar obstáculos poderá ser rejeitado.

 

7 – Crie uma campanha que possa ser compartilhada por muitas pessoas

Nesse primeiro momento evite afunilar demais seu público alvo para que o número de compartilhamentos seja o maior possível.

 

8 – Explore as redes sociais

Porque são elas que trarão seus resultados. Use continuamente os canais que você tem a sua disposição para impulsionar as campanhas.

 

9 – Dê o caminho para que as pessoas possam compartilhar o conteúdo

Inclua botões que permitam-nas realizar ações variadas. Se o público encontrar dificuldade no compartilhamento, por mais que tenha vontade de compartilhar, não vai querer perder tempo tentando descobrir como.

 

10 – Acompanhe os resultados da sua campanha de marketing viral.

É preciso mensurar os números antes e depois dela: quantos visualizaram, quantos compartilharam, de que forma o fizeram, quantos trouxeram resultados positivos, enfim, estude os resultados da campanha para conseguir otimizá-la na próxima vez.

 

E UMA ÚLTIMA DICA PARA SUA CAMPANHA DE MARKETING VIRAL:

Tome cuidado com aquilo que você oferece ou promete como recompensa para que não acabe tendo prejuízos por prometer mais do que deveria ou poderia.

Veja também: Como trilhar o caminho para o 1ºlugar do Google

Cases de grande sucesso em Marketing Viral

 

Case 1: A campanha da Coca-Cola estimulando as pessoas a fazerem exercícios físicos

Um suposto remédio mágico que faria as pessoas perderem peso rapidamente e sem esforço. Veja o que acontece com as pessoas que vão em busca deste remédio:

 

Case 2: A primeira luta mista de MMA do mundo, contra a violência doméstica:

 

Case 3: Ação do dia dos namorados da Vivo com o clássico “Eduardo e Mônica”

Em 2011 a Vivo fez uma versão do clip desse clássico de Legião Urbana. A camapnha marcou tanto que ainda hoje é lembrada:

 

#Recapitulando:

Neste artigo mostramos a você o que é uma campanha de marketing e o que é uma campanha de marketing viral. Em seguida explicamos como funciona a campanha de marketing viral, seguindo o conceito de Loop Viral. Por fim, lhe ensinamos como criar uma campanha de marketing viral para o seu negócio e apresentamos grandes cases de sucesso com Marketing Viral.

Então, antes de você sair daqui e ir correndo desenhar sua campanha de marketing viral, nos fale o que você achou deste artigo. Sua opinião é muito importante para nós.

Caso você já trabalhe com marketing viral, compartilhe conosco sua experiência.

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